UM DIÁLOGO DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA PARA A ANÁLISE DO ESTADO, DA LIBERDADE E DA IGUALDADE

Autores

  • Pessine FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - FDCI
  • Gomes FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - FDCI

Resumo

O presente trabalho pretende prestar pontuações acerca de como obras de Karl Marx, Max Weber, Émile Durkheim e Georg Simmel incorporaram, na construção de suas teorias, aspectos de igualdade e liberdade para promover possível aproximação compreensiva sobre o Estado Moderno. Assim, após desdobrar esforço para traçar apontamentos sobre as teorias de cada um dos teóricos clássicos, será abordado como tais teorias tangenciam a seguinte questão: Qual o papel da igualdade e da liberdade na construção do Estado Moderno? Por meio desta investigação objetiva-se identificar a existência de um algum ponto de convergência nas múltiplas abordagens sociológicas a fim de iluminar aspectos que possam contribuir para um melhor entendimento do Estado.

Biografia do Autor

Pessine, FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - FDCI

Doutora em Sociologia Política da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Professora de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim- FDCI.

Gomes, FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - FDCI

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Professor de Direito Ambiental e Minerário da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim- FDCI

Publicado

26/05/2020